Versículos Bíblicos

O DIA EM QUE JESUS NASCEU É UM MISTÉRIO ?

As duas únicas cronologias do nascimento de Jesus contradizem-se. Mateus situa-o sob Herodes, Lucas no momento do recenseamento ordenado pelo imperador César Augusto: Herodes morreu em 4 a.C e o censo data de 6 d.C 8 O dia é também incerto: foi fixado por razões doutrinárias e litúrgicas no século IV. Apenas Lucas indica a circunstância em que ocorreu: Maria deu à luz em Belém (Palestina)porque a lei do recenseamento determinava o retorno das pessoas ao seu local de origem e Maria acompanhou o marido, José.


Os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos, o que se tornou numa valiosa ajuda na localização temporal dos factos, uma vez que ocorreu exactamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C..
Entretanto, os Judeus tomaram providência no sentido de dificultar qualquer tentativa por parte dos ocupantes em contar o seu povo, pelo que, segundo a história, nas terras judaicas este recenseamento ocorrera um ano depois do restante império romano, ou seja no ano 7a.C.. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7a.C..


Outros factos também ajudam a estimar a data exata. Conforme é relatado pelos textos bíblicos, no dia seguinte ao nascimento de Jesus,José fez o recenseamento da sua família, e um dia depois, Maria enviou uma mensagem a Isabel relatando o acontecimento.
A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registos locais, no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 41118 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido algures depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C. Fonte:.http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário