Versículos Bíblicos

Como escolher os alimentos?

Como escolher os alimentos
Você vai até a feira ou ao mercado e compra aquela fruta, verdura ou legume que parece estar uma delícia. Mas na hora em que vai comer você percebe que ela está "um pouco passada" ou então ainda está verde, então como escolher sem errar? Para te ajudar, o Vila Compras conversou com a Chef Gislaine Oliveira.
Publicidade
As dicas gerais são clássicas, mas quase infalíveis. Em primeiro lugar fique atento ao aspecto preservado dos alimentos e dê preferência aos, especialmente no caso das frutas, que estiverem "na época". "Assim elas estão no seu esplendor nutricional e de sabor. Hoje em dia, com as técnicas de cultivo apuradas, temos as frutas presentes praticamente o ano todo, mas é na sua safra que seu sabor é mais definido.", explica a chef.
Alguns alimentos são mais difíceis de escolher do que os outros, por isso Gislaine dá dicas preciosas para estes casos, confira:
Abacaxi: a coroa e a base devem estar firmes.
Melão: deve estar firme na raiz e ter cicatrizes.
Alcachofra: as pétalas devem estar firmes.
Uva: frutas bem grudadas no cacho.
Melancia: fazer um som oco, isso significa alto teor de água dentro da fruta.

leia também

  • Como preservar e aproveitar melhor os nutrientesAlguns alimentos perdem uma parte significativa de seus nutrientes. Isso acontece quando ocorre congelamento, trituração, fervura e até mesmo quando desconhecemos e jogamos fora partes comestíveis saudáveis.
    Publicidade
    Para termos nutrientes a mais na nossa alimentação é fundamental ter alguns cuidados com os alimentos. Veja quais.
    - Respeite sempre as recomendações dos rótulos dos alimentos, referente ao local de armazenamento e temperatura adequada. Armazene os alimentos em locais limpos, evitando assim que eles se deteriorem mais facilmente;
    - Mantenha a panela fechada quando cozinhar verduras e legumes. Como o vapor permanece na panela, as vitaminas continuam na água do cozimento, então aproveite e utilize também essa água do cozimento em outras preparações;
    - Procure evitar o liquidificador, amasse os alimentos ou use a peneira;

    - Consuma as frutas com casca. Essa parte da fruta é rica em fibras que auxiliam o bom funcionamento intestinal;- Com cascas de maçã você também pode preparar um maravilhoso chá ou um saboroso suco. Outras cascas de frutas também podem ser utilizadas no preparo de sucos.
    - Na hora do preparo, tenha cuidado ao descascar os alimentos, procurando retirar o mínimo possível das cascas e utilize-as em outras preparações;
    - Procure fazer a quantidade exata de alimento a ser consumida, dessa forma você evita desperdícios.
    - Não jogue fora os talos de agrião, cenoura, beterraba, couve e outras verduras e legumes. Estes talos contem vitaminas, minerais e fibras. Limpe, pique e refogue com temperos naturais. Todas as folhas verde-escuro são ricas em ferro. Não deixe de aproveitá-las.
    - Quando for comprar frutas, manipule o mínimo possível, assim a fruta será preservada por mais tempo.
  • Sucos do bem
Abacate: estar firme ao toque.
Mexerica: estar firme ao toque.


Por Larissa Alvarez 

Nenhum comentário:

Postar um comentário