Resumo
Nos seres humanos, não há "uma" memória, e sim um conjunto de "vários tipos" de memória localizados em regiões diferentes do nosso cérebro. Você usa um tipo de memória para guardar um número de telefone, outro para saber como andar em bicicleta e outro para lembrar que Colombo descobriu a América.Com o passar do tempo é normal que você tenha certa dificuldade para se lembrar de determinadas situações, que precise de mais tempo para encontrar a palavra adequada ou para memorizar uma instrução ou uma aula. Além disso a situação se complica com o estresse da vida cotidiana, que provoca uma redução na atenção; com o maior número de eventos ou obrigações para lembrar; com a facilidade de acesso à informação registrada, e a conseqüente perda do exercício da memória. De qualquer forma, nem sempre o envelhecimento, como processo natural, inclui a deterioração significativa da memória.
Leia atentamente estes conselhos para manter e melhorar a sua memória.
Passos
Importante
- É fundamental manter um estilo de vida saudável que inclua a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada, com poucas gorduras saturadas e sódio, para evitar o excesso de peso.
- Reserve um tempo para atividades prazerosas, para relaxar ou simplesmente "não fazer nada". É importante diminuir os níveis de estresse e de ansiedade.
- Existem numerosas doenças físicas e psíquicas que alteram a memória em geral, ou alguns dos seus "tipos". Se você notar falhas na sua memória, consulte um médico clínico, que decidirá se você deve ir a um especialista.
- Os programas mais eficazes para melhorar a memória incluem a exercitação integral de todos os seus tipos.
- Pratique sempre ao longo da vida todas as recomendações acima, não apenas quando começar a perceber alguma falha na memória.
fonte: http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/Tecnicas-para-estimular-a-memoria.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário